GV / Artigos

Como melhorar a Quinta do Lago - reflexões dispersas

Tendo sido Director Técnico da Quinta do Lago entre 1972 e 1988, co-autor dos Planos de Urbanização iniciais e dos planos directores de infra-estruturas (redes viária, águas, esgotos, etc.,) do empreendimento e residindo na Quinta do Lago desde 1999, julgo dever transmitir algumas reflexões avulsas que possam contribuir para melhorar a qualidade da Quinta do Lago, unanimemente reconhecido como um dos melhores empreendimentos turístico e residenciais do Mundo.

Com efeito, devem ser corrigidas deficiências do planeamento inicial e posteriores alterações, adequando a urbanização a novas tendências, hábitos e faixas etárias de residentes e turistas, numa época em que passado mais de 35 anos sobre o lançamento do projecto deve ser preparado para a sua máxima ocupação.

Sem a preocupação de prioridades, enumeramos de seguida medidas que requalificam a Quinta do Lago, sendo que provavelmente algumas já estão previstas por Quinta do Lago S. A., Infraquinta ou Câmara de Loulé:

1. Rede Viária

  • Requalificação de pelo menos um acesso viário Almancil - Quinta do Lago com 2 faixas, ciclovia e caminho pedonal, com tratamento paisagístico e iluminação, já que os actuais acessos são totalmente inadequados;
  • Ligação com 4 faixas e ciclovia entre Vale do Lobo e- Quinta do Lago;
  • Estes investimentos na rede viária devem ser comparticipados total ou parcialmente pelo novo Hotel Hilton que vai sobrecarregar todas as infra-estruturas da zona, desconhecendo-se as contrapartidas exigidas pela Câmara de Loulé.

2. Quinta Shopping e Buganvilia Plaza

Revisão das vias de acesso e aumento do número de lugares de estacionamento pois é frequente o esgotamento do parque, estacionamento desordenado e transito conflituado.

3. Equipamento desportivo

São recorrentes as queixas dos residentes sobre a inexistência na Quinta do Lago de infra-estruturas desportivas, exceptuando o golfe de excepcional qualidade. Assim, e aproveitando as áreas sem capacidade de construção, deve estudar-se a implantação dos seguintes equipamentos:

  • 2 Campos multiusos relvados ( aprox. 10×30 metros), com pequeno balneário
  • Complexo de ténis, já que o existente não tem condições mínimas, não obstante o grande profissionalismo do concessionário
  • Circuito de jogging
  • Melhoramento do centro hípico

4. Praia da Quinta do Lago

A praia da Quinta do Lago não tem apoios ao nível do empreendimento turístico- imobiliário que serve e nomeadamente:

4.1. Parque automóvel

Durante os meses de Julho e Agosto a sua capacidade já é insuficiente pelo que devem estudar-se soluções para a sua ampliação. A solução exige algum investimento já que os terrenos inicialmente previstos para o efeito foram ocupados com apartamentos turísticos.

4.2. Apoio de Praia

A nossa praia não dispõe de vestiários/balneários e casas de banho condignas, para crianças, adultos ou deficientes. Também não é possível tomar duche quente, guardar roupas, valores ou outros objectos e não está disponível serviço de café, refrigerantes e refeições ligeiras, para quem não queira, ou não possa, sentar-se no "Gigi"!

Assim, Quinta do Lago S. A. deve procurar solução, ampliando o edifício existente ou preferentemente licenciando novo apoio de praia, para vestiários/ balneários, casa de banho, espaço para crianças e deficientes e serviço de bar, tudo imprescindível numa praia 5 estrelas.

5. Receptáculos de lixo para tratamento e reciclagem

Instalação de núcleos de recepção de lixos para reciclagem próximos dos principais núcleos de moradias.

6. TV / Rede de Lazer

O Serviço da Lazer precisa de ser melhorado em conteúdos nacionais (leia-se "português") e qualidade técnica.

7. Distribuição de correspondência / Correios de Portugal

Face à actual densidade de ocupação da Quinta Do Lago já é de exigir aos Correios de Portugal a distribuição domiciliária de correspondência postal.

Raúl Mário Vidal - Outubro 2007
Artigos

Alvará de Construção n.º 1210

Escritórios
Rua Filipe Viegas, Lote 1
8135-130 Almancil, Loulé
Algarve, Portugal
37º08'68.20" N -8º.04'00.64" W Mapa de Localização

  • T. +351 289 351 540
  • info [ at ] guedesvidal [ dot ] pt
  • vCard
PME Líder