GV / Artigos

Como melhorar Almancil - reflexões dispersas

Tendo acompanhado desde 1972 o crescimento de Almancil, tendo formação na área do planeamento urbano e residindo na Freguesia desde 2001, julgo dever expressar algumas reflexões avulsas que, se concretizadas, podem desenvolver as grandes potencialidades do território de Almancil e que em resumo relembro:

  • Localização no centro do Algarve próxima ao Aeroporto de Faro, bons acessos rodoviários e ferroviários
  • O futuro Hospital Central do Algarve vai construir-se a cerca de 4 km de Almancil
  • Integram a Freguesia alguns dos empreendimentos turísticos mais prestigiados da Europa ( Quinta Do Lago, Vale do Lobo, etc.)
  • Frente de praia e vastas áreas de parque natural
  • População internacional e multicultural com predominância de faixas etárias jovens
  • Tecido empresarial de médias e pequenas empresas com grande dinamismo
  • Situa-se em autarquia com boa liderança política e capacidade financeira para investimento em infra-estruturas e requalificação urbana e ambiental.

É conhecido que o bom planeamento urbano e estratégico de territórios atrai para a área pessoas, empresas, saberes e competências que potenciam riqueza e cultura para as suas populações, que, em consequência, terão um futuro mais feliz!

Mas o planeamento, para ser estratégico, não pode ser o somatório de planos de pormenor ou loteamentos embora alguns tenham qualidade como o envolvente ao Jardim das Comunidades.

Almancil precisa de um plano de desenvolvimento estratégico, emanado do poder político e com investimento estruturantes em infra-estruturas a realizar pela Autarquia e requalificação urbana em parceria público/privado e que deveria englobar, entre outros os seguintes itens:

  1. Alargamento do perímetro urbano, absorvendo com critério terrenos afectos à Reserva Agrícola Nacional actualmente não cultivados, e aonde se pode localizar parque empresarial para serviços, comércio e industria actualmente sem possibilidade de fixação logística em Almancil
  2. Definição de novas áreas comerciais qualificadas com percursos pedonais, eventualmente ligados a zonas residenciais de excelência, alternativas aos empreendimentos turísticos com capacidade já esgotada e preços muito altos
  3. Estudo de todo o esquema viário da Freguesia, por forma a permitir requalificar a E.N. 125, transformando-a de estrada em rua, com apenas um sentido de circulação automóvel, amplos passeios, eventual ciclovia e arborização de sombreamento
  4. Com o fim de atrair residentes e turistas dos empreendimentos costeiros para a vivência de Almancil requalificação de pelo menos uma via de ligação à Quinta do Lago - Vale do Lobo, com duas faixas viárias e percurso isolado para peões e bicicletas, com ilhas tratadas paisagisticamente ( custos deveriam ser imputados ao novo Hotel Hilton que vai sobreocupar as infra-estruturas ); - Gares ferroviária e rodoviária funcionais e confortáveis
  5. Via pedonal e ciclovia penetrando no interior do Parque da Ria Formosa, de que actualmente as populações de Almancil não usufruem; - Novo plano de jardins e áreas públicas
  6. Requalificação de algumas frentes construídas em Almancil e obrigatoriedade futura de todos os novos edifícios terem projectos elaborados por arquitectos, a fim de melhorar a qualidade das construções
  7. Tratando-se de zona turística, construção de equipamentos culturais e desportivos nomeadamente campos relvados multiusos, complexo de ténis, circuitos de manutenção, piscina, pavilhão coberto para desporto e espectáculos, etc.
  8. Reserva em plano municipal de terrenos para ocupação exclusiva de serviços de saúde, educação e formação profissional, actividades que atraem competências e qualificam toda a região e a desenvolver por entidades públicas ou privadas.

São estas algumas das minhas avulsas reflexões sobre como melhorar Almancil, que não queria deixar de expressar como simples dever de cidadania e tão só!

Rául Mário Vidal - Outubro 2007
Artigos

Alvará de Construção n.º 1210

Escritórios
Rua Filipe Viegas, Lote 1
8135-130 Almancil, Loulé
Algarve, Portugal
37º08'68.20" N -8º.04'00.64" W Mapa de Localização

  • T. +351 289 351 540
  • info [ at ] guedesvidal [ dot ] pt
  • vCard
PME Líder